“O SORRISO DE MONALISA”
Na visão crítica do grupo pudemos Identificar duas tendências pedagógicas. A que norteava a escola, a sociedade e a maioria dos professores era a da Pedagogia Liberal Tradicional, que preparava a mulher para ter um papel de boa dona de casa, dedicando-se aos afazeres domésticos e à criação dos filhos e de submissão ao homem. Nesse contexto, a mulher era excluída do processo educacional, tendo como objetivo preestabelecido a formação, que não incluía o ensino superior, privilégio concedido apenas ao homem; de fato uma sociedade cheia de tabus e preconceitos em relação à mulher.
Como segunda tendência podemos destacar a da professora protagonizada pela atriz Julia Roberts, que adotava uma postura Progressista Crítico Social, de incentivadora do processo de ensino, voltado para o método critico, participativo, onde o aluno interage com o professor e o meio onde vive, abordando questões relevantes do contexto sócio-educacional. De fato desperta um senso crítico nos alunos para busca universal do saber.
Vimos ainda, no filme, fatos que julgamos importantes no aprendizado, como oportunizar vivências e reflexões a partir de suas próprias percepções (dos alunos), sem fórmulas e gabaritos, e potencializando a atribuição de sentido e significado às experiências.
(Grupo 3: Antonio Milanez, Gloria Leão, Hélio Silva, Vera Gonçalves)
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